top of page

Por quê fazer a gestão de resíduos sólidos?

A gestão de resíduos sólidos (GRS) consiste na adoção de uma série de ações que envolvem as fases de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente apropriadas.


Hoje, aproximadamente 1 kg de material é descartado diariamente por cada brasileiro. No final de um ano, a produção total de resíduos sólidos urbanos no país alcança aproximadamente 78,6 milhões de toneladas. Desse valor, apenas 31,9% é reciclável (metais, plástico, vidro e papel), 51,4% é material orgânico e 16,7% correspondem a outros materiais.


Apesar disso, somente 3% são reciclados e, infelizmente, mais de 74 toneladas de resíduos são tratados de forma inapropriada, com destinação em aterros controlados ou lixões.

A GRS no Brasil se torna essencial justamente por causa de falhas estruturais, precariedade tecnológica e falta de gerenciamento adequado que contribui para um prejuízo anual de 8 bilhões de reais. Para sua empresa, a GRS adequada alcança a otimização dos seus processos de descarte e uma maior valoração dos resíduos descartados. Uma empresa sem um plano de gestão de resíduos adequada, pode além de se configurar como uma marca potencialmente poluidora, pode também ter prejuízos financeiros desnecessários.

Quer saber mais como fazer uma boa gestão de resíduos na sua empresa? Nós ajudamos você! Entre em contato conosco via chat aqui mesmo no site ou pelo e-mail ej.evolution.oficial@gmail.com


Fontes de dados : Cempre ; Abrelpe.





Autor: Eduardo Gomes;

Analista de Conteúdo e

graduando de engenharia ambiental.


 
 
 

Comments


© 2019 por Kaique César Bragé.

Acesse nossos redes sociais!

bottom of page